quinta-feira, junho 28, 2018

Ceará registra aumento de 67% no número de pessoas deixando o estado para morar no exterior



Portugal, Canadá e Estados Unidos são os principais destinos para quem pretende sair do Ceará. Um dos motivos é a busca por um local mais seguro para viver
O número de declarações de saída do Ceará para outros países cresceu 67,7% em quatro anos, segundo dados da Receita Federal do Brasil. De janeiro a maio deste ano, 52 pessoas emitiram no Estado declarações de saída para residir em outros países, ultrapassando as 31 declarações registradas em todo o ano de 2014.

Portugal, Canadá e Estados Unidos são os principais destinos dos residentes no Estado. Nos cinco primeiros meses de 2018, o número de pedidos de saída também ultrapassou o índice registrado em 2017. Conforme a Receita Federal, 49 declarações de saídas foram entregues ao órgão em todo o ano passado.

Em nível nacional, de janeiro a maio de 2018, foram contabilizadas 20.037 declarações de saída, quase o total registrado no ano passado, 21.849.

O advogado Leandro Vasques auxilia o processo de imigração de brasileiros para morar definitivamente em outro País. Segundo ele, em seu escritório, houve aumento de 60% do segundo semestre de 2017, quando comparado ao mesmo período de 2016. As principais motivações dos clientes para sair do Ceará são: conhecer uma cultura diferente e a busca por um local mais seguro.

Há, praticamente, dois perfis. O de pessoas com problemas financeiros e que objetivam tentar uma vida fora e os brasileiros de classe média alta que imigram em razão da violência”, ressalta. O principal destino é Portugal devido à facilidade para conseguir o visto definitivo.

Nenhum comentário: