quarta-feira, fevereiro 07, 2018

Funceme registra chuva em mais de 60 municípios do Ceará, Ipueiras recebeu a maior precipitação

 O início da semana foi de muita chuva em mais de 60 municípios do Ceará. Os maiores acumulados foram em Ipueiras (84mm), Amontada (64mm) e Tianguá (62mm) entre às 7h da manhã de segunda às 7h da manhã desta terça-feira.

Os dados da Funceme são parciais. O começo da quadra chuvosa tem beneficiado a macrorregião do Litoral Norte.

De acordo com Raul Fritz, supervisor da Unidade de Tempo e Clima da Funceme, o litoral Norte recebe as primeiras chuvas pois é o período em que a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), principal sistema meteorológico que induz as chuvas começa a atuar.

A influência inicial da ZCIT, logo que começa a Quadra Chuvosa, costuma ser mais frequente sobre áreas do Norte do Estado, pois este sistema meteorológico tende a alcançar, com sua atividade convectiva, primeiro essa região. Com condições oceânicas e atmosféricas mais favoráveis, o que geralmente acontece a partir do mês de março, a ZCIT pode facilitar, também, a ocorrência de chuvas em direção ao sul do Estado”, explica o meteorologista.

Segundo Fritz, o mês de fevereiro representa um período de transição entre a pré-estação e a quadra chuvosa. Por isso, pode apresentar maior irregularidade nas chuvas se for comparado aos meses de março e abril. A previsão para esta terça é de nebulosidade variável com chuva no oeste e no litoral do Ceará. Há também possibilidade de chuva nas demais regiões.

A tendência para quarta e quinta-feira (7 e 8) é de nebulosidade variável com possibilidade de chuva em todas as regiões ao longo do dia.



Fonte: tribuna do Ceará

Nenhum comentário:

Destaque

De acordo com Data folha Nordeste é o obstáculo para a vitória de Bolsonaro no 1º turno

 Sem o Nordeste, Bolsonaro teria cerca de 34% das intenções de voto pelo Datafolha É a fidelidade a Lula (via Haddad) e a opção por Ciro...