terça-feira, dezembro 12, 2017

CID E EUNÍCIO LIDERAM PESQUISA PARA O SENADO

 Da Coluna Política, do O POVO desta terça-feira, assinada pelo jornalista Érico Firmo. Confira:

Eunício Oliveira (PMDB) sempre se moveu com base em pesquisas.

Entre segunda-feira e quarta-feira da semana passada, de 4 a 6 de dezembro, o PMDB nacional encomendou pesquisa telefônica sobre o Ceará ao Instituto de Pesquisas e Estratégias (IPE), de Brasília.

Como toda pesquisa contratada por partidos políticos, os números precisam ser observados com cautela extra. A 10 meses da eleição, o cenário ainda pode mudar tremendamente. A metodologia de pesquisa telefônica é outro fator a ser considerado e demandar cuidado. Porém, mais até que as intenções de voto, a pesquisa serve para entender como as estratégias peemedebistas se movem.

A disputa pelo Senado

Para o Senado, meta de Eunício para a eleição do ano que vem, Cid Gomes (PDT) lidera, seguido de Eunício. Ano que vem serão duas vagas em disputa e os dois aparecem com pelo menos o triplo das intenções de voto de todos os demais postulantes, tanto para a primeira quanto para a segunda vaga. Além de ambos, as simulações colocam como opções José Pimentel (PT), André Figueiredo (PDT) e Roberto Pessoa (PR).

*Primeira opção de voto

Cid Gomes – 30%
Eunício – 24%
Pimentel – 7%
André Figueiredo – 5%
Roberto Pessoa – 3%
Branco/nulo – 22%
Não sabe ou não respondeu – 8%

Segunda opção de voto Eunício – 25% Cid Gomes – 19% André Figueiredo – 6% Pimentel – 6% Roberto Pessoa – 4% Branco/nulo – 29% Não sabe ou não respondeu – 12% Isso de forma alguma significa que a eleição esteja definida.

Em 2010, Tasso tinha mais que o dobro das intenções de voto de Eunício e Pimentel e acabou atrás de ambos. Porém, a se considerar que a pesquisa tenha captado o sentimento real do eleitor, na largada, os demais candidatos teriam grande desvantagem para tirar em relação a Cid e Eunício.


(Foto – Iana Soares)

Blog: E o nome do Capitão Vagner, não aparece na pesquisa, por quê? Está me parecendo coisa encomendada. com o jeito, o gosto e a cara do freguês.

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