segunda-feira, dezembro 19, 2016

CASTANHÃO TERÁ RECUPERAÇÃO DE 45% DO VOLUME EM 2017,DIZ CLIMATEMPO


As chuvas que devem ocorrer entre os meses de fevereiro a maio de 2017 devem ser suficientes para recuperar, em 45%, o nível de armazenamento do Castanhão, o maior açude do Ceará. 


A previsão, divulgada nesta quinta-feira (15), é do meteorologista Alexandre Nascimento, do Climatempo. Ele ressalta que, não só no Ceará, mas em grande parte do Brasil, a chuva está demorando para começar.

"Eu acredito em um trimestre bastante úmido no Ceará. Quer dizer, não vai ser um sexto ano ruim, vai ser muito bom. Mas um ano não vai conseguir apagar todos os efeitos negativos dos últimos tempos. De qualquer forma, vamos sair dessa condição extremamente seca desses últimos anos", afirma.

“Acredito que [as chuvas] não sejam suficientes para recompor de vez os reservatórios, que estão abaixo da normalidade, mas já começa a sair do abismo hidrológico que entrou nos últimos anos", diz.

O principal reservatório do Estado, o açude Castanhão, que abastece a Grande Fortaleza, chegou ao pior nível desde que foi construído: 5,17%, o que representa 346,6 milhões de metros cúbicos. O Castanhão não chega a este nível desde 2004, quando 5,5 bilhões de metros cúbicos, dos 6,7 bilhões de capacidade máxima, foram armazenados em apenas 40 dias.

A Barragem do Castanhão é o principal complexo hídrico, responsável pelo abastecimento humano de Fortaleza e sua Região Metropolitana. Cerca de 3,8 milhões de pessoas dependem das águas do Castanhão. Em 2016, as chuvas no primeiro semestre ficaram 25% abaixo da média histórica no Ceará, de acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

Reservatórios

Segundo a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), dos 153 açudes do Ceará 134 estão com volume abaixo de 30%, 104 reservatórios estão com volume abaixo de 10% e 48 estão secos.

Quarenta e cinco alcançaram o chamado volume morto, ou seja, atingiram a reserva de água reserva de água mais profunda da represa, que fica abaixo dos canos de captação. Juntando o volume das 12 bacias que abastecem o estado do Ceará, o volume de água armazenado no estado está em 6,9%



Com informações, G1

Nenhum comentário:

Destaque

CID GOMES VAI AO TSE PARA IMPEDIR QUE BOLSONARO USE SEU DISCURSO NA TV

O senador eleito pelo PDT no Ceará,  Cid Gomes , recorreu ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) na noite desta terça-feira (16) contr...