quinta-feira, novembro 03, 2016

O Açude Araras em Varjota chega ao seu "ponto crítico".

 O Açude Paulo Sarasate, mais conhecido por "Açude Araras", sem chuvas o suficiente para atingir a sua capacidade máxima de 1 bi de m3, chegou a pior marca crítica e agonizante, de 3,6 % m3, nível considerado pela Cogerh, "Ponto negro" ou "Ponto morto". Caso não tenhamos um bom inverno em 2017, os sete municípios que hoje dependem deste reservatórios irão passar por sérios problemas do abastecimento de água.

Já visando um total colapso de água, o Departamento de Obras Contra as Secas (DNOCS), no início deste ano de 2016, suspendeu por completo  o fornecimento de água para irrigação local, dando assim, prioridade para o consumo humano.

A título de informação, a barragem Paulo Sarasate, do Açude Araras, está localizada no município de Varjota, estado do Ceará, a cerca de 250 km da cidade de Fortaleza. Barra o rio Acaraú, pertencente ao sistema do mesmo nome. A sua bacia hidrográfica cobre  uma área de 3.520 km2. O açude atualmente está abastecendo os municípios de Varjota, Ipu, Pires Ferreira, Reriutaba, Hidrolândia, Nova Russas e Crateús (Estes dois últimos municípios, o abastecimento de água está acontecendo através da Adutora de Engate Rápido construída em 2014). 
 

Com informações, blog aconteceu Ipu

Nenhum comentário:

Destaque

Bolsonaro tem 59% dos antipetistas

Jair Bolsonaro tem 59% dos votos entre os antipetistas, diz o Ibope. A taxa era de apenas 41% na véspera do atentado contra ele. De a...