terça-feira, maio 10, 2016

"Um exemplo": O Município de Pedra Branca é referência nacional ao combate da dengue, diz Fiocruz.




Mais uma vez Pedra Branca está sob os holofotes, agora é a vez da saúde do município chamar atenção. Onde um conjunto de ações tem feito a diferença no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika, neste momento em que o país enfrenta uma luta contra o mosquito.

Em Pedra Branca o Índice de Infestação Predial (IIP), está igual a zero há mais de seis meses e há 14 anos não se registro caso de dengue,  utilizando um método totalmente ecológico e eficaz.

Com todo este desempenho o município chamou atenção da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), um dos mais avançados instituto de ciência e tecnologia em saúde da América Latina.

Onde o Diretor da Fiocruz no Ceará Fernando Carneiro, o Ex-Secretário de Saúde do Estado do Ceará, Carlile Lavor e Ana Cláudia  técnica da Fundação, visitaram o município acompanhando de perto todo trabalho desenvolvido e aplicado pela secretaria da saúde do município, que tem a frente a jovem Ana Paula. 

O setor de epidemias, é comandado por Donizete Alves,  onde  os agentes de endemias visitam diariamente as residências e outros locais, monitorando e trabalhando a prevenção
A larva do mosquito, é controlada com "piaba-rabo-de-fogo", peixe bastante conhecido na região, este peixinho se carrega de devorar toda larva, em água depositada.  


Para isto o prefeito Pedro Paraibano, mantém toda uma estrutura e logística, desde laboratório, piscicultura, equipe de monitoramento, e um grupo formado por 33 agentes de endemias, que atua em todo o município.

Além de parcerias com as agentes de saúde, e com os educadores do município que tem sido peça fundamental na educação e conscientização das crianças e jovens, que leva o conhecimento até suas famílias. Com isto a sociedade e o poder público, tem dado conta do recado.

Logo após as visitas em campo,  Donizete Alves, apresentou os relatórios e todo  trabalhos desenvolvidos em Pedra Branca. 


A experiência de Pedra Branca, será apresentada aos secretários estaduais de saúde de todo o país, em um encontro que será realizado em Brasília.

Dr. Jurandi Frutuoso, Secretário Executivo do CONASS, que é pedrabranquense, não pode participar da visita, mas confirmou que é um exemplo a ser seguido.

Matéria publicada no dia 12 de março e serve como referência para todo o País - Portal de Notícias Ce. 

Nenhum comentário:

Destaque

Bolsonaro tem 59% dos antipetistas

Jair Bolsonaro tem 59% dos votos entre os antipetistas, diz o Ibope. A taxa era de apenas 41% na véspera do atentado contra ele. De a...