sexta-feira, janeiro 22, 2016

CHUVAS EM 146 CIDADES TRAZEM ESPERANÇA À POPULAÇÃO NO INTERIOR




Após prognóstico da quadra chuvosa, precipitações fazem população crer em "inverno" bom. Funceme afirma que fenômenos são diferentes.

Ainda era noite de quarta-feira quando, os relatos contam, começaram as primeiras gotas da maior precipitação do Estado em 2016. De acordo com os dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), 146 municípios registraram chuva, e a maior medição foi em Crateús, 166 milímetros.

Após a divulgação de um prognóstico desanimador sobre a quadra chuvosa deste ano — com 65% de probabilidade de ser abaixo da média —, a chuva de ontem serviu para espalhar esperança pelo Estado. A Funceme, contudo, explica que as precipitações de janeiro são causadas pelo fenômeno chamado de Vórtice Ciclônico de Altos Níveis, que não tem relação alguma com a Zona de Convergência Intertropical, responsável pelo período chuvoso.

O prognóstico da Funceme aponta as chances para as chuvas no Ceará: 65% de ser abaixo da média, 25% de ser em torno da média e 10% de ser acima da média.

Na pré-estação, as chuvas são causadas pelo Vórtice Ciclônico de Altos Níveis. Ele se forma sobre o Nordeste, e as regiões na borda têm chances de chuva.

Já a Zona de Convergência Intertropical deve trazer chuvas a partir da segunda quinzena de fevereiro.


G1




Nenhum comentário: