quarta-feira, novembro 11, 2015

PREFEITO ACABA CONDENADO A PRISÃO POR CONTRATAR IRMÃOS




O prefeito de Tamboril do Piauí, Bejamim Valente Filho, e dos seus irmãos, Nilmar Valente Figueiredo, ex-prefeito de Canto do Buriti e Valdimar da Silva Valente, ex-secretário de Saúde de Canto do Buriti, foram condenados pelo desvio de recursos do programa Saúde da Família, do Ministério da Saúde. A decisão é do Tribunal Regional Federal da 1ª Região e motivada pela denúncia do Ministério Público Federal.

Benjamim Valente, mais conhecido como Beijinha, foi condenado a 4 anos e meio de reclusão, perda do cargo e inabilitação por cinco anos do exercício da função pública.

Segundo consta a denúncia, os irmãos Nilmar e Valdimar foram contratados pelo então prefeito de Tamboril, na gestão entre 2005 e 2008, para exercerem os cargos de médico e odontólogo do Programa Saúde da Família. Nesta mesma época os dois exerciam cargos de prefeito e secretário de Saúde, respectivamente, no município de Canto do Buriti.

“O dinheiro federal repassado ao município de Tamboril do Piauí, não poderia, de forma alguma, ser empregado por Benjamin para contratar os supostos serviços médicos e odontólogos de seus irmãos, inclusive com suposto atendimento em outro município”, explica a procuradora regional da República Raquel Branquinho.

Procuradora lembra que irmãos jamais poderiam ser empregados para atender no município.


Ainda de acordo com as investigações, não houve atendimento regular por parte dos denunciados.

Foram desviados mensalmente do Programa Saúde da Família, 35 pagamentos de R$6.300, no período de janeiro de 2005 a dezembro de 2008, a Nilmar Valente de Figueiredo, prefeito de Canto do Buriti na época, e 24 pagamentos mensais, no valor de R$2.550, em benefício de Valdimar da Silva Valente, secretário de saúde do município de Canto do Buriti no mesmo período.

I80 graus

Nenhum comentário: