quarta-feira, outubro 21, 2015

Incêndio que atinge vegetação na região de Ibiapaba já dura seis dias




Um incêndio de grandes proporções atinge a vegetação da Chapada da Ibiapaba há dez dias, no Interior do Ceará. Equipes do Corpo de Bombeiros, do Prevfogo do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama), além dos brigadistas do Parque Nacional de Ubajara, trabalham diariamente na área para controlar as chamas. Não há feridos e nenhuma área habitada foi afetada.

O coordenador estadual do Prevfogo do Ibama Ceará, Kurtis Francois Teixeira Bastos, contou que no início, agentes do Parque Nacional de Ubajara e voluntários começaram a controlar o fogo. "A partir do dia 14 de outubro os bombeiros e o Prevfogo foram chamados, pois o incêndio já atingia grande proporções".



Segundo o capitão Mardens Vasconcelos, do Corpo de Bombeiros de Sobral, o fogo é concentrado em áreas de difícil acesso. “Nós mandamos dez bombeiros, que começaram a trabalhar com os brigadistas do Ibama. Há focos de incêndio em Frecheirinha, Ubajarae Tianguá”, detalha. O efetivo foi reforçado com cerca de 30 bombeiros de Fortaleza, enviados ao local na segunda-feira, 19.

As causas do fogo ainda não foram identificadas, mas o certo é que trata-se de incêndio criminoso, conforme o coordenador do Prevfogo. ''Não foi natural, foi provocado. Os incêndios florestais ocorrem em regiões de raios, nessa área não existem causas naturais que justifiquem", disse Kurtis.

"Pode ter sido um caçador, um extrator de mel, ou apenas alguém que quis gerar um conflito. E todo incêndio em unidade de conservação é crime", completa Kurtis. 
 
O Parque Nacional de Ubajara foi criado em  30 de abril de 1959, com uma área de 4.000 hectares, por meio do Decreto Federal nº 45.954/59. O último decreto aumentou os limites do parque para uma área de 6.288 hectares, abrangendo os municípios de Ubajara, Tianguá e Frecheirinha.



 (Fonte: O Povo)

Nenhum comentário: