sexta-feira, setembro 18, 2015

Metade dos açudes do Ceará estão com menos de 10% de sua capacidade.



Dos 153 açudes do Ceará, 82 estão com a capacidade abaixo de 10%. Somando-se todos os reservatórios do Estado, que comportam ao todo 18,813 km³ de água, eles estão apenas 3,075 km³ cheios, o que corresponde a 16,4%. Os dados divulgado nesta segunda-feira (14) pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh).

A região que apresenta a menor quantidade de água armazenada é o Baixo Jaguaribe, onde o açude Santo Antônio de Russas tem apenas 0,88% do volume total. Não muito melhor está a área dos Sertões de Crateús. Lá, 6 dos 10 reservatórios têm menos de 1% de água. Sendo que um deles já secou e outros três praticamente zeraram a reserva.

As regiões de Curu e Banabuiú estão em situação semelhante, com 3,90% e 4,25%, respectivamente. As áreas com maior volume, ainda que preocupantes, são o Litoral (36,42), Alto Jaguaribe (32,65%) e Coreaú (30,08%). A região Metropolitana tem 28,76%.

Com isso, pelo menos 38 municípios correm o risco de entrar em colapso por falta d’água até o fim do semestre, especialmente com o aumento de temperatura nos últimos meses do ano. Se o quadro de seca não se reverter no próximo ano, a situação, já alarmante, deve piorar. 

Diário do nordeste 

Nenhum comentário:

Destaque

André diz que PT foi “irresponsável e safado” ao afirmar que PDT pediu cargos para apoiar Haddad

 "O PDT não exigiu nem sequer a vaga de porteiro da garagem do Palácio do Planalto para declarar apoio crítico", disse o ped...