quinta-feira, junho 04, 2015

A POLÍTICA É UMA GRANDE MENTIRA



O texto que você lerá, é um resumo feito por mim, de artigo

do

Ex-ministro da saúde Luiz Carlos da Silveira que critica o uso do discurso político para justificar saídas partidárias ou para obter vantagens eleitorais

A política é uma grande mentira!”, pensam os céticos e críticos do sistema que entendem política como arte da dissimulação. Não estão longe da verdade, porque (ressalvadas algumas poucas exceções) governantes, políticos, dirigentes de partidos usam abusivamente desse expediente imaginando ser o povo ignorante e incapaz de perceber.

Mentem por interesse pessoal, para encobrir malfeitorias, para eximir-se de responsabilidades na tentativa de justificar erros e fracassos.

A mentira desgasta, logo a verdade aparece e aprofunda o descrédito do mentiroso. Há casos de governadores que, no período eleitoral, apresentavam cenário excepcional em seus estados e hoje enfrentam manifestações e protestos.


Os políticos deveriam entender que o recomendável é não mentir, dizer a verdade com sinceridade e, com isso, agregar apoios nos momentos difíceis. Deveriam, também, lembrarem-se do dito popular que afirma: “A mentira tem pernas curtas”. Tão curtas que para alguns ela é pega dias ou semanas depois, para outros perdura até a próxima eleição.

Luiz Carlos Borges da Silveira 

Nenhum comentário:

Destaque

Cheiro de vitória no primeiro turno

Fernando Haddad, dois anos atrás, foi derrotado no primeiro turno. Jair Bolsonaro, diz Merval Pereira, quer repetir a dose: “ Co...