quinta-feira, maio 28, 2015

DEU NO CEARÁ AGORA. Prefeito de Nova Russas é afastado do cargo por 90 dias



O prefeito de Nova Russas, município a 316,2 km de Fortaleza, Gonçalo Diogo (PMDB), foi afastado temporariamente do cargo após decreto baixado pela Câmara Municipal nesta quarta-feira (27/05).

Gonçalo deve ficar fora das atribuições da prefeitura pelo período de 90 dias. De acordo com o advogado da denúncia, Wilson Matos, uma comissão processante foi criada após denúncia de um eleitor, protocolada na última segunda-feira, 25. “O afastamento foi determinado para que sejam apurados os fatos”, afirma o advogado.

O prefeito foi denunciado por irregularidades que incluem funcionários fantasmas e descumprimento da lei de responsabilidade fiscal.

Em conversa com o jornal O Povo, Gonçalo classificou a decisão da Câmara como um “golpe”, e contou que não foi comunicado oficialmente da determinação, mas ficou sabendo da posse do vice-prefeito, Sérgio Brito (PT), realizada em sessão extraordinária durante a tarde. “Não chegou nenhum documento, nem sei se podem agir dessa maneira arbitrária”, declarou.

Ainda segundo o prefeito, durante a sessão, os vereadores da situação foram impedidos de votar, apontados em acusações de nepotismo. O advogado Wilson explica que os políticos respondem a processos no Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Ceará (TCM), por terem familiares envolvidos diretamente na administração, dessa forma, ficando inaptos a votarem na sessão de denúncia.

Já o prefeito reforça que “os parentes dos vereadores nomeados em cargos de confiança na prefeitura são concursados e os poderes são independentes”, alegando ainda que a “ação tem conotação política onde os envolvidos têm interesse direto em assumir a Prefeitura”.

Gonçalo declarou também que as decisões foram tomadas “em uma única sessão, sem sequer ouvir a defesa”, afirmando, no entanto, que “não se abateu” e está aguardando a providência da Justiça.

Já o advogado Wilson ressaltou que a apuração será feita com direito à defesa, “como manda a lei”.

Nenhum comentário:

Destaque

SE HOUVER, CIRO ESTARÁ FORA DO SEGUNDO TURNO DE ACORDO COM PESQUISA ENCOMENDADA PELA GENIAL INVESTIMENTOS

A primeira pesquisa do dia foi encomendada pela Genial Investimentos, como informa O Antagonista. Jair Bolsonaro (PSL) lidera com 30% ...