sexta-feira, março 13, 2015

ELY AGUIAR DIZ QUE POVO DO CEARÁ É VÍTIMA DE FARSA POLÍTICA



Ely Aguiar destacou que a diretora geral da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Magda Chambriard, declarou, durante audiência pública na Câmara Federal, que nunca foram concluídos os projetos das refinarias para o Ceará e Maranhão, contrariando o que havia sido prometido pelas lideranças políticas do País. “O povo acreditou e o Governo do Estado investiu para viabilizar a obra, mas a diretora disse que não existe nenhum projeto para construção dessa refinaria”, frisou.

Na próxima semana, de acordo com Ely, uma comissão de deputados federais do Ceará e do Maranhão vai convocar os representantes da Petrobras para pedir os estudos de impacto ambiental e repercussão financeira da instalação das refinarias. Também serão convocados diretores do Banco do Nordeste (BNB), Banco do Brasil (BB) e Banco nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

O Governo do Ceará gastou R$ 657 milhões e teve que negociar com indígenas que ocupavam a terra há muito tempo. Foram todos removidos para nada. Isso pode ser classificado um estelionato eleitoral”, afirmou.

Em aparte, o deputado João Jaime (DEM) disse que não lembra quantas vezes repetiu na tribuna da Assembleia que nunca houve no plano concreto para construir uma refinaria no Ceará. “Muitas pessoas pensavam que eu estava exagerando, porque lançaram pedra fundamental e realizaram solenidade. Agora fico de alma lavada quando vejo que tudo que falei, baseado em relatórios e planos de investimentos, se confirma. É mais um estelionato eleitoral”, acrescentou.

Danniel Oliveira (PMDB) disse que a Assembleia precisa continuar com a discussão sobre a refinaria. “Magda Chambriard afirmou categoricamente que jamais foi dado entrada em pedido de refinarias para o Ceará e Maranhão”, acrescentou. O parlamentar lembrou que foram aprovados requerimentos de sua autoria, pedindo todos os valores que foram gastos pelo Governo com a instalação da refinaria. “São R$ 650 milhões revelados, mas os números são maiores. Pedi as cópias dos contratos entre Petrobras e o Governo do Estado e pedi também para saber qual é a situação atual dos índios Anacés, removidos do local”.

O deputado Elmano Freitas (PT) disse que a promessa da refinaria é de 1960. Ele lembrou que também foram prometidos a siderúrgica e ZPE. “João Jaime fala em estelionato, mas a obra foi prometida pelo Governo que ele fez parte, e não foi cumprido. Ele esqueceu disso”, observou.

O deputado Carlomano Marques (PMDB) assinalou que o governo Cid Gomes cometeu muitas ousadias e algumas delas temerárias. “Algumas ousadias são importantes. Mas a refinaria é uma fraude”. O líder do Governo Evandro Leitão (PDT) afirmou que o Governo fez sua parte, realizando as obras de infraestrutura. O pedetista pontuou que o Governo irá entregar todos os documentos, solicitados em requerimentos pelos deputados, relacionados à refinaria.

Nenhum comentário: