quinta-feira, janeiro 15, 2015

SOBRAL, CARIRÉ, GROAÍRAS E SANTA QUITÉRIA SERÃO BENEFICIADOS COM NOVAS BARRAGENS



Populações ribeirinhas dos municípios de Cariré, Groaíras, Santa Quitéria e Sobral continuam aguardando com muita expectativa, a construção das barragens Pedregulho, no Rio Jucurutu, com capacidade para 79 milhões de m³; e Poço Comprido, no Rio Macacos, com capacidade para 689 milhões de m³, as quais ficam situadas no município de Santa Quitéria, mas, suas áreas ribeirinhas adjacentes também beneficiarão os municípios de Cariré e Groaíras, os quais são afluentes do grande Rio Acaraú, no município de Sobral.

Já a terceira barragem, situada no Rio Acaraú, em Sobral, ainda não tem nome, embora seja chamada informalmente de José Euclides, e terá capacidade de acumular 250 milhões de m³. O Dnocs já realizou estudo de aproveitamento hidroagrícola da bacia do Rio Acaraú e apontou locais para os projetos. O investimento nas três novas barragens foi estimado em R$ 1.131.200.000,00. As três obras juntas deverão acumular 930 milhões de m³

O Dnocs pleiteia verba federal para essas barragens estratégicas que farão parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), de acordo com informações já publicadas pelo jornal "Diário do Nordeste"

O projeto contém dados da população beneficiada em cada obra proposta e aspectos de produção das barragens de uso múltiplos que incluem abastecimento humano, irrigação e regularização de rios intermitentes. Muitos quilômetros das margens serão perenizados com a vazão dos reservatórios.

A construção dos açudes nas bacias hídricas vai trazer um aumento na garantia e segurança hídrica do município de Sobral, no abastecimento humano e industrial e, também, do perímetro irrigado Baixo Acaraú, o terceiro maior do Ceará.

Fonte: Cariré em Revista

Nenhum comentário: