terça-feira, janeiro 27, 2015

AÇUDES DA ZONA NORTE. Situação do araras e dos outros preocupa



Boletim divulgado pela Cogerh no últmo dia 25 de janeiro mostra que a situação dos principais reservatórios d’água da zona norte do Estado é gravissima. Os dois maiores açudes da região, o Araras, na cidade de Varjota, e o Taquara, em Cariré, estão com suas cotas bem baixas, o que preocupa os técnicos que monitoram a situação, e deve deixar preocupados também os moradores das cidades da região.

O Açude Araras está com apenas 8.85% de sua capacidade, enquanto que o Açude Taquara está com apenas 13.86%. Situação calamitosa passa o açude Forquilha, que está com apenas 6,37% da sua capacidade.

As melhores condições, mas não menos preocupante, dentre os açudes da região são encontradas no Jenipapo, em Meruoca, com 46,06%; o Ayres de Souza, no distrito sobralense de Jaibaras, com 32,88%, um dos mais baixos de toda a história do açude; e o Acaraú Mirim, em Massapê, com 23,24%.

Outros dois grandes açudes da região, o Edson Queiroz, em Santa Quitéria, e o Arrebita, em Forquilha, também preocupam, com volumes de 20,74% e 20,37% respectivamente.

DETALHE

Os dados foram extraídos às 14:28:09 do dia 25/01/2015 no Portal Hidrológico do Ceará, mantido pela Cogerh, e que pode ser acessado clicando AQUI

Nenhum comentário: